Tensão aumenta na véspera do Eurogrupo com divergências no Syriza
Yanis Varoufaks, o antigo responsável pela pasta das Finanças, é um dos que tem protestado de forma veemente as medidas impostas pelo terceiro resgate.
© Reuters
Mundo Grécia
O verniz pode estar prestes a estalar face às dissidências dentro do próprio Syriza. Sabe-se que existem divergências entre membros do partido, mas a confiança na aprovação do acordo ainda se mantém, com o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras a mostrar-se confiante, garantindo que este acordo vai trazer segurança financeira aos bancos helénicos.
No entanto, dá conta a BBC, vários constituintes do parlamento têm-se oposto às novas medidas de austeridade prevista no terceiro resgate. Yanis Varoufakis, ex-ministro das finanças grego, é um dos que mais se tem feito ouvir, com veementes críticas ao que o acordo prevê.
É de referir que o memorando chegará à reunião do Eurogrupo esta quinta-feira mas, para isso, o projeto, já acordado com credores, necessita de luz verde do parlamento helénico. Só assim a Grécia receberá o novo apoio financeiro de 85 mil milhões de euros.
Segundo a agência Lusa, durante o debate, que se iniciou nas comissões parlamentares, Euclides Tsakalotos, o atual ministro das Finanças, chamou os deputados a aprovarem o procedimento de urgência para que o parlamento vote ainda hoje, em plenário, o acordo, evitando assim que o Eurogrupo opte amanhã por um financiamento ponte que sirva para fazer face aos pagamentos imediatos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com