Stephen Hawking acredita que a sobrevivência da raça humana “vai depender da capacidade de encontrarmos novos lugares do Universo” devido ao risco desastres ou de invasões extraterrestres.
Em entrevista ao El País, o conceituado físico considera que um encontro com 'aliens' no planeta Terra dificilmente seria pacífico.
“Se os extraterrestres nos visitarem, o resultado será muito parecido com o que aconteceu quando Colombo desembarcou na América: não foi uma coisa boa para os nativos. Extraterrestres avançados podem tornar-se nómadas e tentar conquistar e colonizar qualquer planeta”, disse.
Por outro lado, “o risco de que um desastre destrua a Terra é cada vez maior. Por isso gostaria de despertar o interesse do público pelos voos espaciais”, disse o cientista de 73 anos, que confessou o seu sonho de viajar para o Espaço com a empresa de turismo espacial Virgin Galactic.
Em Tenerife, nas Ilhas Canárias, onde se encontra para participar no festival científico Starmus, Stephen Hawking foi também questionado sobre se era possível ser um bom cientista e acreditar em Deus.
“As leis da ciência bastam para explicar a origem do Universo. Não é necessário invocar Deus”, respondeu.