Ex-presidente da Nigéria tenta uma vez mais mediar crise

O antigo Presidente da Nigéria, Olusegun Obasanjo, mediador da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) para a crise na Guiné-Bissau, voltou hoje ao país para tentar resolver o conflito político.

Notícia

© Lusa

Lusa
09/10/2015 19:15 ‧ 09/10/2015 por Lusa

Mundo

Guiné-Bissau

"Voltei porque parece que o problema que vim resolver da outra vez não está solucionado. Vim resolver este impasse", afirmou Obasanjo aos jornalistas no Aeroporto Internacional de Bissau.

O mediador referiu que tem encontros previstos com o Presidente da República, José Mário Vaz, e com a direção do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

A 18 de setembro, também em Bissau, Obasanjo defendeu a assinatura de um pacto de estabilidade para "evitar crises" como a atual.

Esse pacto seria subscrito por partidos políticos, Presidente da República, líder do Parlamento, primeiro-ministro e sociedade civil, tendo como premissas essenciais a cooperação, a colaboração e a concertação, referiu.

A Guiné-Bissau está sem Governo há quase dois meses, desde 12 de agosto, depois de o Presidente ter demitido o Executivo liderado por Domingos Simões Pereira, que é também presidente do PAIGC, partido maioritário no Parlamento.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas