Poderá haver belgas e franceses entre reféns de ataque a hotel

Um hotel de luxo no centro de Mali foi atacado esta manhã. Suspeita-se que ataque está a cargo de jihadistas.

Notícia

© Twitter/Farhan Khan Virk

Notícias ao Minuto
20/11/2015 09:49 ‧ 20/11/2015 por Notícias ao Minuto

Mundo

Mali

O hotel Radisson Blu, na capital do Mali, Bamako, está a ser palco de um ataque por um grupo de homens armados. Há registo de reféns e de vítimas.

Franceses e belgas estarão entre os reféns deste ataque. A Reuters adianta que pelo menos dez homens, armados com armas automáticas, estarão envolvidos neste ataque. O gabinete de François Hollande confirmou, entretanto, a presença de cidadãos franceses naquela unidade hoteleira.

A situação está a decorrer neste momento e o que se sabe é que um grupo armado, que chegou num carro diplomático, entrou no hotel entre gritos de ‘Alá é Grande’. Rapidamente fizeram vítimas e barricaram-se no piso 7 deste hotel de luxo, onde terão feito cerca de 170 reféns.

No Twitter, meios de informação adiantam que há já registo de belgas e franceses entre vítimas mortais. Já entre media chineses avança-se com a informação de que há também cidadãos chineses entre os reféns.

O Radisson Blu hotel é uma unidade hoteleira de luxo, situada numa zona rica da cidade, onde moram governantes e diplomatas. É também um hotel em que boa parte da sua clientela são estrangeiros a trabalhar no país, como explica um correspondente da BBC.

Recorde-se que o norte do Mali foi ocupado por combatentes islâmicos em 2012. Uma intervenção militar, liderada pela França, recuperou o território perdido mas ainda decorrem ataques esporádicos no território.

Em março, um grupo islâmico reivindicou um ataque a um restaurante na capital onde morreram cinco pessoas.

[Última atualização às 11h00]

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas