A Estónia e a Finlândia estão a estudar a hipótese de um investimento na ordem dos 13 mil milhões de euros num túnel que ligaria pelo mar a capital estoniana, Tallinn, à finlandesa, Helsínquia.
Como nota o The Guardian, o Golfo da Finlândia tem mantido ambos os países separados durante séculos. Mas não é só o mar gelado que tem mantido os dois países em lados opostos, também questões imperiais e ideológicas se fizeram sentir ao longo da história, desde os tempos da Idade do Bronze.
Atualmente, se alguém quiser ir de carro de uma capital à outra, precisa de fazer uma pesada jornada, de centenas de quilómetros, viagem essa que implica pelo meio uma passagem por território russo.
Como ambas as cidades estão perto do mar, o mais frequente é os habitantes das duas capitais optarem por fazer a travessia por barco.
Conta a mesma publicação que do topo do ponto mais alto de Tallinn, nos dias em que o céu está claro, é possível ver Helsínquia. Ora se este plano de construção de um túnel de cerca de 80 quilómetros avançar, a viagem de ferry, habitualmente de duas horas, poderá ser substituída por um percurso que demora pouco mais de meia hora a fazer.