Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 18º

Kerry pede aumento de 30% no financiamento da ajuda aos refugiados

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, pediu hoje em Davos um aumento de 30 por cento no financiamento da ajuda internacional humanitária da ONU aos refugiados.

Kerry pede aumento de 30% no financiamento da ajuda aos refugiados
Notícias ao Minuto

13:31 - 22/01/16 por Lusa

Mundo Estados Unidos

O chefe da diplomacia norte-americana, que falava no Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça, disse que os Estados Unidos querem aumentar "30% a resposta aos apelos de financiamento humanitário da ONU".

Segundo o Departamento de Estado, esse aumento implica um acréscimo da ajuda internacional aos refugiados dos 10 mil milhões de dólares (9,2 mil milhões de euros) de 2015 para 13 mil milhões de dólares (12 mil milhões de euros) em 2016.

Kerry disse também que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai organizar uma cimeira sobre refugiados durante a Assembleia-Geral da ONU, em setembro, em Nova Iorque.

"Esta cimeira será o culminar de um esforço rigoroso e sustentado para reunir a comunidade internacional em várias frentes", disse.

O secretário de Estado adiantou que os Estados Unidos querem aumentar o número de países que recebem refugiados e o de países doadores para os fundos humanitários e assegurar que um milhão de crianças refugiadas vai à escola e que um milhão de adultos refugiados trabalha legalmente.

"Sei que podemos fazer isto de uma forma que proteja a segurança dos nossos países", disse.

Os Estados Unidos são o maior doador de ajuda humanitária aos refugiados, com cerca de 4,5 mil milhões de dólares (4,15 mil milhões de euros) desde o início do conflito sírio em 2011.

Em termos de acolhimento de refugiados, Obama prometeu em setembro receber 10.000 sírios nos Estados Unidos, cinco vezes mais que os 2.000 acolhidos atualmente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório