"O nosso filme foi denominado por diversas vezes de versão portuguesa de 'Viram-se Gregos para Casar'. A comunidade grega ajudou bastante a tornar-se num sucesso, o maior nas bilheteiras. Esperamos que a comunidade portuguesa apoie e faça de 'Um Encontro com o Destino' num grande sucesso", disse hoje à agência Lusa a atriz lusodescendente Jeannette Sousa.
"Um Encontro com o Destino" já foi exibido nas salas de cinema em Portugal, em agosto de 2015, mas tem a sua estreia prevista nos Estados Unidos, no dia 29 de janeiro, e no Canadá, a 5 de fevereiro.
O filme, realizado por John L'Exuyer, tem no elenco Jeannette Sousa e Ryan Scott, que são também argumentistas. Participam ainda os atores portugueses Joaquim de Almeida e a cantora lusodescendente, Nelly Furtado.
O filme retrata uma história de amor, que "apesar das dificuldades supera todos os obstáculos e transcende todas as barreiras inter-culturais", explicou a atriz.
"Acredito definitivamente que é um retrato fiel não só das famílias portuguesas, mas de todas as famílias até a um certo nível. Incluí o caráter de um pai 'orgulhoso', a necessidade e a importância de manter a cultura e as tradições" portuguesas, salientou.
"Claro, que em alguns aspetos é apresentado como estereótipo, mas é aqui que a comédia começa ", sublinhou Jeannette Sousa, filha de emigrantes portugueses de Rabo de Peixe (Açores) e de Viseu.
A atriz lusodescendente mostrou-se ainda "muito satisfeita" pelo trabalho desenvolvido no filme e afirmou-se orgulhosa pelas suas "raízes portuguesas".
Tanto Joaquim de Almeida como Nelly Furtado, que integraram o elenco, foram "fenomenais".
"Eu e o Ryan (Scott) escrevemos o papel de 'José' sempre com o Joaquim de Almeida na mente. Tivemos sorte de ele, após ler o guião, aceitar prontamente. Ele foi fenomenal no filme. Trabalhar com a Nelly também foi uma experiência fantástica. Ela acarinhou-nos a todos", acrescentou.
'Um Encontro com o Destino' foi já exibido em Portugal, em agosto de 2015, numa experiência "muito bem recebida", já que "qualquer um pode-se identificar e apaixonar", pois o amor "é um tema universal".
Jeannette Sousa já participou em Zombie Strippers (2008), Mitos Urbanos 2 (2000), e agora Um Encontro com o Destino (2015). A luso-canadiana considera-se acima de tudo, "uma pessoa normal", além de ser atriz, é "mãe, esposa e filha", e considera que o cinema é uma forma de "expressar a sua criatividade".
Quanto ao futuro, pretende continuar no caminho artístico pois adora "desenvolver histórias e criar personagens", estando a desenvolver alguns projetos, a maioria ligados à comédia.