Por muito que se avisem os pais em relação à publicação de imagens de crianças nas redes sociais, alguns não conseguem mesmo resistir à tentação. Este caso, no entanto, é um exemplo antagónico, uma vez que a publicação da fotografia de um bebé ajudou mesmo ao diagnóstico de uma doença.
Um pai de ‘primeira viagem’ deu o primeiro banho à filha bebé e a menina não gostou muito. O progenitor achou graça à imagem e partilhou-a na rede social Reddit, gerando logo imensos comentários.
Mas um deles destacou-se. “Não estão os olhos dela um bocadinho amarelos? Parece-me um bocadinho, mas a foto também está amarelada. Pode não ser nada, mas a icterícia é um sintoma de hiperbilirrubinemia em bebés nos primeiros dias/semanas de vida. Se a pele ou os olhos dela parecem amarelados e ainda não foi ao médico com ela, provavelmente deve ir. Fonte: Sou uma pediatra paranoica”, escreveu a utilizadora ‘vespera23’.
A hiperbilirrubinemia é uma concentração anormalmente alta de bilirrubina no sangue. O fígado remove a bilirrubina do sangue através das fezes, mas se não funcionar bem, a concentração aumenta e a icterícia é um sintoma.
Pois, de acordo com o San Francisco Globe, a pediatra não estava nada paranoica. O pai comentou na mesma publicação que levou a filha ao médico depois de ver o comentário, que a filha foi, de facto, diagnosticada com icterícia e que já se encontrava a ser tratada.