Batom e verniz vermelhos proibidos a hospedeiras de bordo

A maior empresa aérea da Turquia, a Turkish Airlines, proibiu as suas hospedeiras de bordo de utilizarem batom e verniz vermelhos. Para a transportadora é uma forma de manter a “integridade visual da tripulação”, para os activistas é uma consequência da influência directa do governo islâmico na empresa.

Notícia

©

Patrícia Martins Carvalho
06/05/2013 05:48 ‧ 06/05/2013 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo

Turquia

A Turkish Airlines, a maior transportadora aérea da Turquia, emitiu um comunicado onde dá a conhecer as novas regras da empresa. Com os novos desígnios, as hospedeiras de bordo estão proibidas de usar batom e verniz vermelhos porque, explica a companhia aérea, “os uniformes não incluem as cores vermelho e rosa escuro, por isso, o uso de batom e verniz nessas cores compromete a integridade visual da tripulação”.

Estas regras surgem depois de a companhia aérea ter também proibido a venda de bebidas alcoólicas a bordo nos voos domésticos e com destino a países islâmicos. No início do ano, a transportadora tentou inserir um novo tipo de indumentária com vestidos até aos tornozelos, mas a ideia não foi bem recebida e a gerência acabou por recuar na decisão.

Os activistas defendem que estas alterações foram impingidas pelo governo islâmico. O presidente do sindicato de trabalhadores do sector, Atilay Aycin, disse à Reuters que “estas novas normas são parte do desejo da gerência da Turkish Airlines de moldar a companhia aos seus padrões políticos e ideológicos”, acrescentando ainda que “não podemos negar que a Turquia se tornou num país mais religioso e conservador”.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas