As palavras que mais usamos têm 15 mil anos

Há palavras que são utilizadas desde a Idade do Gelo, de acordo com um estudo de investigadores ingleses. Os antepassados dos europeus utilizavam determinadas palavras que são ainda reconhecíveis actualmente nas línguas modernas, escreve a AFP.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
08/05/2013 08:28 ‧ 08/05/2013 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Estudo

Linguistas britânicos descobriram que os povos que viveram na Europa há 15 mil anos falavam uma espécie de língua comum e que muitas palavras são ainda hoje reconhecíveis nas línguas modernas.

Alguns nomes, verbos, adjectivos e advérbios são oriundos, em grande parte de forma imutável, das palavras de uma língua comum aos homens que viveram há 15 mil anos, explicou Mark Pagel, professor de biologia evolutiva da Universidade de Reading, no Reino Unido, e principal autor deste estudo.

Algumas destas palavras, como 'I', 'you', 'we', 'mother', 'man' e 'bark' ('eu', 'tu', 'nós', 'mãe', 'homem' e 'ladrar'), mantêm o mesmo sentido ou quase o mesmo som que tinham na época.

Os investigadores usaram um modelo matemático para determinar a frequência do recurso a palavras especificas, concluindo que algumas das expressões mais usadas mudaram tão lentamente com o passar do tempo que ainda se reconhecem traços do seu passado de mais de dez mil anos.

Essas palavras apontam para a existência de uma grande família que unifica sete grupos linguísticos na Eurásia, revelaram os cientistas.

Em estudos anteriores, Mark Pagel demonstrou a evolução das 7 mil línguas faladas actualmente, revelando a utilização da linguagem e por que razão algumas palavras desapareceram.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas