Uma nova sondagem da opinião pública na Europa, realizada pelo Pew Research Centre, confirma o descontentamento dos europeus em relação ao país liderado por Angela Merkel.
Entre os oito países sondados, cinco deles (Itália, Espanha, Grécia, Polónia e República Checa) consideram que a Alemanha é a mais arrogante da região. Já o Reino Unido, a Alemanha e até a própria França consideram que é o país do Louvre e da Torre Eiffel o mais presunçoso.
Também no critério da menor compassividade, a Alemanha lidera o ranking, sendo apontada como a menos clemente pelos mesmos cinco países que a consideraram a mais arrogante, acrescidos do Reino Unido.
Esta ‘antipatia’ em relação à Alemanha até será compreensível, uma vez que tem sido acusada de ser a responsável pela vaga de austeridade aplicada em vários países da zona euro, como Portugal, Espanha e Grécia, o que explicará a sua nomeação como o país mais arrogante e menos compassivo.
Contudo, a Alemanha surge também apontada como a mais fidedigna por todos os países sondados com excepção da Grécia, que se auto-intitula como o país mais fiável, além de também se considerar o menos arrogante e mais compassivo.