Categoria 'inter-sexo' acrescentada a documentos de identificação

A Austrália incluirá a categoria ‘inter-sexo’ junto às opções ‘homem’ e ‘mulher’ nos documentos oficiais para reconhecer os transexuais ou pessoas de sexo indeterminado, indicaram fontes oficiais.

Notícia

© Reuters

Lusa
14/06/2013 06:27 ‧ 14/06/2013 por Lusa

Mundo

Austrália

O Procurador-Geral Mark Dreyfus assinalou em comunicado que a nova norma, que entra em vigor a 1 de Julho, permitirá que os transexuais tenham uma opção adequada para se identificarem.

“Estas directrizes implicam uma melhoria prática na vida diária de pessoas transexuais, inter-sexo ou de qualquer sexualidade. É o compromisso de que todos são tratados com respeito pelos departamentos e agências governamentais”, assinalou.

Mark Dreyfus explicou que a Austrália reconhece o direito das pessoas se identificarem na sua comunidade com a identidade sexual que possuem ou escolheram.

A escolha terá, contudo, de ser acompanhada de um certificado médico, mas não implica a obrigatoriedade de demonstrar que realizaram uma operação para mudar de sexo.

Desde 2011 que os passaportes australianos possuem uma opção para os transexuais, hermafroditas ou pessoas que se consideram de sexo neutro.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas