Merkel vai encontrar-se com Mariano Rajoy amanhã, em Madrid, para debater um pedido de ajuda por parte de Espanha, avança o Expansion.
De acordo com o jornal espanhol, amanhã será mesmo um dos dias mais importantes da curta mas intensa carreira de Rajoy, visto que se decidirá em grande medida o futuro da economia espanhola, por duas razões. Por um lado, é o dia da reunião mensal do Banco Central Europeu (BCE), onde o presidente Mario Draghi vai revelar a sua estratégia para a compra de dívida pública dos países do euro e, por outro lado, haverá a reunião de Rajoy com “a chanceler alemã toda-poderosa”.
Fontes governamentais espanholas citadas pelo Expansion disseram que não sabem o que esperar do dia de amanhã porque Merkel nem é a favor de uma maior intervenção do BCE nem quererá acelerar um resgate a Espanha.
Antes de apoiar qualquer ajuda à economia espanhola, a Alemanha quer mais dados sobre as necessidades de Espanha e também quer esperar pelo final da auditoria aos bancos espanhóis, que ainda está a ser realizada pela consultora Oliver Wyman. Além disso, Berlim quererá ainda esperar pela decisão do Tribunal Constitucional alemão quanto à legalidade do pacto europeu de disciplina orçamental do Mecanismo Europeu de Estailidade (MEE), agendada para o próximo dia 12 deste mês.