"Mais uma vez, este ano, está garantido todo o escoamento de uva que esteja em condições legais (…), tem de ter nove graus", afirmou, Jardim, na inauguração das instalações da Madeira Vintners, marca de vinho Madeira que irá ser operada pela Cooperativa Agrícola do Funchal.
Apesar do mercado de vinho Madeira já representar cerca de 16,5 milhões de euros anuais - de acordo com os dados da Direção Regional de Estatística relativos a 2012 -, Alberto João Jardim disse acreditar que a entrada de um novo concorrente no mercado traz vantagens, porque "é fundamental para a saúde dos mercados".
Manuel António Correia, secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais, revelou, na ocasião, que a estimativa de produção para este ano "é de cerca de quatro milhões de quilos".
Ainda que a produção seja inferior a 2012, considerou ser "uma boa vindima".
Num investimento total de 1,9 milhões de euros, a nova infraestrutura teve o apoio de 1,43 milhões de euros, divididas entre o Governo Regional e da União Europeia, com o recurso ao programa PRODERAM.
Segundo uma nota da presidência do executivo madeirense, a nova unidade "tem capacidade para processar cerca de 300 toneladas de uvas por ano", permitindo "o esmagamento de oito toneladas de uva por hora".