'A Terra Treme’ é um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas.
É uma das medidas integrantes da Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva e visa sensibilizar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo.
O exercício propriamente dito, explica a ANPC, compreende a realização de três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo (baixar, proteger e aguardar).
A ação desenrola-se durante um minuto (às 11h05), durante o qual os participantes, individual ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), executam os três gestos de autoproteção.
A campanha, que vai já na sua 6.ª edição, enquadra-se desta vez no âmbito do Dia Internacional de Sensibilização para os Tsunamis, instituído pela Organização das Nações Unidas.
É objetivo de a ‘Terra Treme’ "sensibilizar o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, desafiando-o a envolver-se no processo de construção de uma sociedade mais segura e resiliente", sublinha a ANPC.
No site da iniciativa, a Proteção Civil dá-lhe conselhos sobre o que fazer antes, durante e depois de um sismo. Em sete passos, resume-se, identifique e corrija os riscos da sua casa; organize um plano familiar de emergência; prepare um kit de emergência; identifique e corrija os pontos fracos do seu edifício; execute os três gestos que o protegem (baixar, proteger e aguardar); cuide de si, e em seguida ajude os outros e esteja atento às indicações das autoridades.
Durante um sismo, se estiver em casa, mantenha-se afastado de janelas e espelhos, não utilize elevadores e tenha cuidado com a queda de candeeiros, móveis ou, outros objetos, por exemplo. Se estiver na rua, dirija-se para um local aberto com calma e serenidade longe do mar ou cursos de água, não corra nem ande a vaguear pelas ruas; mantenha-se afastado dos edifícios e afaste-se de taludes, muros, chaminés e varandas que possam desabar. Se estiver a conduzir, pare a viatura longe de edifícios, muros, taludes, postes e cabos de alta tensão e permaneça dentro dela.