Quase 50 localidades dizem adeus aos 'seus' tribunais

A Reforma Judiciária apresentada ontem prevê a criação de sete novos Departamentos de Investigação e Acção Penal (DIAP) e o fecho de 47 tribunais, de acordo com o Jornal de Notícias.

Notícia

© Lusa

Notícias Ao Minuto
23/10/2013 08:27 ‧ 23/10/2013 por Notícias Ao Minuto

País

Reformas

O novo documento de Reforma Judiciária, apresentada ontem aos parceiros sociais, prevê a criação de sete novos Departamentos de Investigação e Acção Penal (DIAP) – Açores, Braga, Faro, Leiria, Funchal, Setúbal e Loures – assim como o encerramento de 47 tribunais, noticia o Jornal de Notícias.

A reforma anterior à revisão previa o fecho de 49 instâncias mas, com aumento das secções de proximidade para 25 e com o salvamento dos tribunais de Oleiros e Melgaço, esse número baixou para 47.

As secções de proximidade consistem em órgãos que são parte integrante da instância local, e que asseguram diligências processuais, prestação de depoimentos por teleconferência e, em casos pontuais, audiências de julgamento.

De acordo com Rui Cardoso, presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, “a nova proposta potencia o trabalho de organização dos DIAP e a sua coordenação”.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas