Tempestade no Continente até madrugada de sexta-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no Continente a continuação de precipitação forte, acompanhada por trovoadas, uma situação que deverá persistir até à madrugada de sexta-feira, segundo a meteorologista Maria João Frada.

Notícia

© Lusa

Lusa
24/10/2013 09:00 ‧ 24/10/2013 por Lusa

País

IMPA

"O território do Continente está sob a acção de uma massa de ar quente (...) associada a uma depressão numa vasta região depressionária sobre o Atlântico e que está quase estacionária. Essa massa de ar vai atravessar o Continente durante o dia de hoje nas regiões do Norte e Centro e na região Sul permanecerá a partir do final do dia e até à madrugada de sexta-feira", explicou a meteorologista Maria João Frada, sublinhando que esta situação levou o IPMA a colocar 11 distritos sob aviso laranja, e outros sete e a Madeira a amarelo, por causa da chuva e do vento.

"O que se prevê para hoje são períodos e chuva ou aguaceiros por vezes fortes, acompanhados por trovoadas e rajadas fortes", declarou.

Maria João Frada adiantou que durante a noite, o IPMA registou valores mais intensos de precipitação na região do Vale do Tejo, numa linha que entrava pela zona da Grande Lisboa e Setúbal, que afectou o distrito de Setúbal e parte do norte de Évora e Portalegre.

"Gradualmente a precipitação vai estender-se para norte e prevê-se que afecte as regiões do norte gradualmente a partir do início da manhã. A precipitação nesses distritos vai aumentar de intensidade. Para já, os distritos que inspiram mais cuidado são os do litoral, nomeadamente Lisboa, Coimbra, Aveiro e Leiria e depois, mais para meio da manhã ou início da tarde, também os do norte", relato.

A meteorologista adiantou ainda que a situação vai gradualmente estender-se, à tarde, ao Baixo Alentejo e ao Algarve, mas, "em princípio", com menor intensidade.

Quanto a sexta-feira, Maria João Frada disse que a situação "estará ultrapassada", prevendo-se ainda chuva, mas já com abertas.

"Amanhã [sexta-feira] já estará ultrapassada a situação. Poderá na região sul haver alguma precipitação forte, mas na generalidade do território esta situação estará ultrapassada", referiu.

O IPMA colocou hoje sob aviso laranja entre as 6h00 e as 18h00 os distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal e Évora.

Também a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu na quarta-feira um alerta amarelo para todo o continente devido ao mau tempo e que vigorará até às 20h00 de quinta-feira.

Entre as 20h00 de quarta-feira e as 00h00 de hoje, os Sapadores de Bombeiros de Lisboa receberam mais de 150 pedidos de ajuda devido a inundações e infiltrações.

A chuva intensa que caiu na península de Setúbal na quarta-feira também provocou inundações.

O concelho de Almada foi o mais afectado, seguido da Costa de Caparica, segundo disse fonte do CDOS-Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal à agência Lusa.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas