Foi aprovado nos Estados Unidos o primeiro medicamento de patente e investigação portuguesa. O antiepiléptico ZEBINIX, da farmacêutica Bial, vai entrar no mercado americano no segundo trimestre de 2014, com o nome APTIOM.
“Sentimo-nos especialmente orgulhosos pois é a primeira vez que a indústria farmacêutica portuguesa tem um medicamento inovador aprovado nos EUA. Podermos finalmente atravessar o Atlântico e comercializar o nosso medicamento nos Estados Unidos é de uma enorme relevância, pois estamos a entrar num país que representa cerca de 50% do mercado mundial dos medicamentos para a epilepsia”, reagiu o CEO do grupo Bial, António Portela, citado pelo Jornal de Negócios.
O medicamento, que exigiu uma investigação de 15 anos e um investimento de 300 milhões de euros, é já comercializado na Europa desde 2009,vai ser comercializado através da Sunovion Pharmaceuticals Inc., parceira comercial da Bial desde 2007 .
A Organização Mundial de Saúde estima que existam 50 milhões de pessoas a sofrer de epilepsia no Mundo, sendo que 2,2 milhões vivem nos EUA.