Portugal caminha para novo mínimo histórico de nascimentos

Estimativas da Associação Portuguesa de Demografia, com base nos números do Instituto Nacional de Estatística (INE), hoje avançadas à rádio TSF, indicam que este ano, Portugal deverá registar um novo mínimo histórico de nascimentos, que se situará abaixo dos 80 mil partos.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
12/11/2013 10:45 ‧ 12/11/2013 por Notícias Ao Minuto

País

Estimativa

No ano passado, pela primeira vez, Portugal registou menos de 90 mil nascimentos mas este ano um novo mínimo histórico poderá estar a caminho, segundo estimativas feitas à rádio TSF pela presidente da Associação Portuguesa de Demografia com base nos números do INE.

Estes dados centram-se no caso de se manter no que resta do ano o nível de queda registado entre Janeiro e Julho (próximo dos 12%).

Na antena da rádio TSF, a presidente da Associação Portuguesa de Demografia, Maria Filomena Mendes, refere que com esta tendência o País chegará ao final do ano com menos de 80 mil nascimentos.

A principal justificação para esta queda é clara para a responsável: a crise económica que Portugal está a atravessar.

Também em declarações à rádio TSF, Vanessa Cunha, socióloga do Instituto de Ciências Sociais, acrescenta que esta tendência de queda no número de nascimento prende-se com uma relação entre vários factores: crise económica, precariedade ou falta de trabalho, além do aumento da emigração e diminuição da imigração.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas