Afastado das lides político-partidárias, o antigo ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território, Luís Nobres Guedes, fará uma aparição pública na próxima segunda-feira à noite, em Gaia, a propósito de um convite do fundador do Clube dos Pensadores, Joaquim Jorge.
‘Portugal: outros caminhos’ foi o mote escolhido para o debate, sendo que em cima da mesa estarão questões como a austeridade que impera em Portugal ou o relacionamento que o ex-dirigente centrista mantém hoje com o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, de quem já foi braço-direito.
As posições assumidas pelo antigo Presidente da República, Mário Soares, nomeadamente no que diz respeito ao rebentamento iminente de uma espiral de violência, e à exigência das demissões do Governo e do actual chefe de Estado, Cavaco Silva, serão outras das matérias a trazer à liça nesta tertúlia, por sinal a última de 2013.
Saliente-se que se este ano de Clube de Pensadores foi marcado, a título de exemplo, pela presença do então ministro Miguel Relvas, ou pela actual ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, o próximo prometerá também alguns nomes de peso.
O antigo presidente do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa, o secretário-geral do PS, António José Seguro, o autarca de Lisboa, António Costa, ou o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, poderão vir a integrar o leque de convidados de Joaquim Jorge em 2014.