Nova lei do tabaco quer cadastrar pais fumadores

É intenção do Governo alterar a lei do tabaco com novas campanhas de alerta para os malefícios do tabaco mas também, avança hoje o semanário Expresso, um a aplicação de um cadastro aos pais fumadores no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e no boletim infantil dos respectivos filhos.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
23/11/2013 08:32 ‧ 23/11/2013 por Notícias Ao Minuto

País

Saúde

Já no próximo ano, se se deslocar a uma urgência hospitalar porque o seu filho está uma dificuldade em respirar ou tem uma otite, não se admire se tiver de responder a um questionário no qual terá de dizer se fuma em casa, no carro ou quantos cigarros.

O objectivo é que os seus hábitos tabágicos passem a constar da história clínica da família nos registos do SNS e no boletim da criança. Trata-se de um ‘cadastro’ para pais fumadores que o Governo quer introduzir da nova lei do tabaco, avança hoje o semanário Expresso.

Fernando Leal da Costa, secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, explica que “a ideia não é culpabilizar mas ajudar a prevenir maiores danos”. Em declarações ao semanário Expresso, um dos promotores desta ideia, José Calheiros, especialista em medicina preventiva e membro da direcção do Instituto Ricardo Jorge, acrescenta que “tem de se envolver a sociedade para mudar a norma, fazendo perguntas na Urgência e nas consultas, para que não se percam oportunidades”.

Ao mesmo tempo que, destaca José Calheiros, os pais fumadores são alertados para o facto de “que ao fumarem no carro expõem as crianças ao mesmo nível de fumo a que é sujeito um bombeiro durante um incêndio”.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas