Atrasos na Justiça levam Estado a pagar 17 milhões em cinco anos

O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem já obrigou o Estado português a desembolsar 17 milhões de euros nos últimos cinco anos, indica o Diário de Notícias. A demora dos tribunais refere-se a 80% dos casos.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
19/12/2013 10:45 ‧ 19/12/2013 por Notícias Ao Minuto

País

Indemnização

Queixas no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) nos últimos cinco anos fizeram com que o Estado português pagasse 17 milhões de euros em indemnizações, revela o Diário de Notícias.

De acordo com a Procuradoria-geral da República – que nomeia um procurador-geral adjunto para o TEDH – 80% das denúncias em relação a Portugal devem-se a atrasos na justiça. Só no ano passado estas alcançaram os 78%.

Até agora, uma das indemnizações mais altas foi relativa à espera de 20 anos por uma decisão judicial sobre o pedido de 11,5 milhões de euros por parte de 217 cidadãos – credores no processo de falência do Hotel Neptuno, em Monte Gordo. Com a demora, a queixa chegou ao Tribunal Europeu e cada um recebeu 1,083 milhões.

No entanto, segundo o documento da PGR, “verificou-se em 2012 uma diminuição do número de queixas comunicadas e dos valores indemnizatórios” e sublinham ainda que “Portugal não teve queixas em matérias que integram o designado núcleo duro dos direitos fundamentais”.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas