O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já tinha avisado. A partir deste fim de semana, o continente estará sob influência de uma corrente de leste, prevendo-se uma pequena subida dos valores de temperatura (que já estiveram altos durante a semana), em especial no litoral oeste, ficando a generalidade do território com valores acima de 30ºC a partir de domingo, dia 24.
Deste modo, sublinhava o instituto, os valores de temperatura máxima mais elevados estão previstos para o interior do Alentejo e para o vale do Tejo, com valores que poderão atingir 35 a 37ºC.
Espera-se também uma pequena subida da temperatura mínima, prevendo-se que, a partir de domingo, dia 24, alguns locais do continente registem valores iguais ou superiores a 20ºC¸ denominadas noites tropicais.
Apesar do bom tempo que se faz sentir, recorde-se que as recomendações da DGS para manter o distanciamento social devido à pandemia da Covid-19 continuam a ser cruciais na luta contra a propagação do vírus.
Assim, se os seus planos para estes dias contemplam uma ida à praia, tenha em conta as normas do distanciamento social que, de resto, deve ter em consideração em qualquer local. De lembrar ainda que, apesar de não ser proibido ir à praia, a época balnear só arranca a 6 de junho, pelo que, antes dessa data não haverá nadadores-salvadores de serviço.
Face às previsões meteorológicas, a DGS recomenda à população que adote várias medidas para se proteger do calor, principalmente as crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.
Como medidas de prevenção dos efeitos do calor, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água ou sumos de fruta natural, sem açúcar, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, bem como "procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados".
Evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas, utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de duas em duas horas e após os banhos na praia ou piscina, são outras medidas recomendadas.
A DGS aconselha igualmente a população a usar "roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo", chapéu de abas largas, óculos de sol e a evitar atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente, desportivas e de lazer ao ar livre.
Para quem tem de viajar de carro, a DGS recomenda que o faça nas horas de menor calor.
Raios ultravioleta com risco muito elevado e extremo
Simultaneamente, o IPMA prevê para todos os distritos de Portugal continental e para os próximos dias, um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), com exceção da Guarda que está com níveis extremos.
Para as regiões com risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol e nos níveis elevados aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.