"Trabalhadores estão à beira de um ataque de nervos"

Os trabalhadores portugueses estão desmotivados e exaustos e as empresas não são saudáveis, com os empresários a reagir e não a agir. As conclusões são de um estudo da Associação Portuguesa de Psicologia da Saúde Ocupacional, citado esta segunda-feira pelo jornal Público.

Notícia

©

Notícias ao Minuto
30/12/2013 13:32 ‧ 30/12/2013 por Notícias ao Minuto

País

Estudo

“Os trabalhadores portugueses estão à beira de um ataque de nervos”. A frase é de João Paulo Pereira, presidente da Associação Portuguesa de Psicologia da Saúde Ocupacional que elaborou um estudo sobre a forma como os portugueses encaram o trabalho.

De acordo com o responsável entrevistado pelo Público, o aumento da carga fiscal e as contribuições de solidariedade deixam os trabalhadores desmotivados. A crise que tem contribuído para o aumento do desemprego dá origem a “um receio da parte dos trabalhadores de colocarem em causa o que fazem”, explicou o responsável que acrescentou que, actualmente, os portugueses “fazem tarefas nas quais não se reconhecem”. E mais, “o que obtêm como reconhecimento não é compensador”.

No que diz respeito às empresas, João Paulo Pereira afirmou que as mesmas “não são saudáveis”, porque existem condicionantes socioeconómicas mundiais que estão a “retirar alguma lucidez aos empresários para conseguirem perceber o que podem fazer, para agir em vez de reagir”.

Por empresas saudáveis, o responsável entende que são empresas que gerem, com sucesso, os recursos humanos, sendo, por isso, mais produtivas.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas