Afinal, onde estava Sócrates a 23 de julho de 1966?

O antigo primeiro-ministro, José Sócrates, comentou, a propósito da morte de Eusébio, que se lembrava perfeitamente do dia em que a seleção nacional defrontou a Coreia do Norte no Mundial de 66. Na data do mítico jogo, Sócrates disse estar na escola. Acontece que a partida teve lugar a um sábado. Acusado de mentir, um ex-colega sai agora em sua defesa, garantindo, em entrevista ao Diário de Notícias, que o ex-líder do governo socialista falou a verdade e só a verdade.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
09/01/2014 07:58 ‧ 09/01/2014 por Notícias Ao Minuto

País

Portugal

Onde estava, afinal, José Sócrates no dia 23 de Julho de 1966, aquele que ficou marcado por uma vitória histórica da seleção nacional frente à Coreia do Norte depois de ter estado a perder por 3 bolas a zero? Ora, o antigo primeiro-ministro, recordou, a propósito da morte de Eusébio, que estava na escola. Mas o jogo decorreu num sábado, pelo que desde logo foi rotulado de mentiroso.

O Diário de Notícias foi então tirar a história a limpo, contatando, para o efeito, com um ex-colega do socialista. “Quanto à sua presença na escola nesse dia e nessas horas, posso garantir que quando lá cheguei ele já estava a comemorar com outros colegas a vitória de Portugal sobre a Coreia do Norte”, assegura Jorge Patrão.

Questionado sobre como pode ter tanta certeza face a esta matéria, o ex-colega do antigo chefe do Executivo sustenta: “Nós morávamos no centro histórico da Covilhã e a escola ficava a muito poucas centenas de metros das nossas casas. Por isso, fosse em que dia fosse, houvesse aulas ou não, fazíamos de um dos pátios da escola o nosso lugar de encontro habitual”.

Contudo, outra fonte afirma que Sócrates esteve ausente desses festejos. E até o deputado do CDS Nuno Melo usou o termo mentira para catalogar as palavras do antigo primeiro-ministro. Confrontado com esse facto, Jorge Patrão é categórico: “Essa é uma notícia falsa e o mais surpreendente é que a fonte dessa notícia é um colega que nem eu nem os meus amigos nos lembramos de ter sido nosso companheiro de escola, quanto mais amigo desses encontros. Desafiava-o a fazer essa afirmação à nossa frente”, remata.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas