O Hospital de Vila Franca de Xira informa, em comunicado enviado às redações, que "realizou um total de 290 testes de despistagem à Covid-19 à população hospitalar, e que destes registaram-se 238 resultados negativos, entre colaboradores e doentes".
Com teste positivo foram identificados "19 doentes internados e 23 profissionais", refere o Hospital Vila Franca de Xira que informa ainda "que, lamentavelmente, um dos doentes internados positivo, com idade avançada, cerca de 90 anos, que sofria de múltiplas patologias graves associadas, viu o seu estado de saúde agravar-se, tendo vindo a falecer".
Manifestando "pesar" e endereçando "as suas sentidas condolências à família", a unidade hospitalar revela ainda que outros "três dos doentes internados inspiram cuidados devido à idade avançada e às patologias graves existentes, que estão na origem dos internamentos".
Quanto aos restantes doentes internados "mantêm-se clinicamente estáveis e os profissionais encontram-se em isolamento no domicílio".
Porém, e face a este surto na unidade hospitalar, o Hospital de Vila Franca de Xira "mantém o reforço das medidas de segurança e higienização implementadas, onde se inclui a suspensão da presença de acompanhantes no serviço de Medicina Interna".
Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais duas mortes relacionadas com a Covid-19 e 362 novos casos confirmados de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgado.
A região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) foi a que registou mais novos casos nas últimas 24 horas, com 214 infeções confirmadas, contabilizando 29.146 casos no total.