Novo programa florestal obriga a pagar multas na hora

A ministra da Agricultura e do Mar abordou, em entrevista à Antena 1, o novo programa 'Portugal pela Floresta', referindo que o mesmo pretende beneficiar os que têm boas práticas cívicas e agrícolas, e castigar, na hora, os que não mantenham os seus terrenos limpos ou realizem queimadas fora dos períodos autorizados.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
21/01/2014 15:20 ‧ 21/01/2014 por Notícias Ao Minuto

País

Prevenção

A ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, revela, em entrevista à Antena 1, que está a ser posto em prática o programa “Portugal pela Floresta”, uma medida que pretende valorizar as florestas.

“A medida já foi aprovada no código do IRC. Trata-se de um conjunto de matérias fundamentais para valorizar as florestas e para que os proprietários que detêm mais de 90% da floresta passem a investir na floresta e ter os incentivos certos para fazê-lo”, diz.

Os proprietários que não limpem os seus terrenos podem vir a ser responsabilidade da GNR e ter de ser pagas na hora. O objetivo é garantir o cumprimento das regras para a prevenção dos incêndios florestais, pelo que a realização de queimadas fora do período autorizado será também abrangida.

“Podemos dar estímulos positivos beneficiando quem tem boas práticas e penalizar aqueles que deixam as terras ao abandono”, refere a ministra, explicando que o programa “implica mudanças de comportamentos”.

Assunção Cristas recorda que a floresta representa 2 mil milhões do PIB e 100 mil postos de trabalho, pelo que é necessário ter comportamentos mais responsáveis em prol desta riqueza.

Em entrevista à Antena 1, a ministra esclarece que o modelo ainda está a ser estudado, mas que está a “trabalhar com o Ministério da Administração Interna para que no próximo verão as coisas estejam definidas".

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas