Se quiser contraprova do teste de álcool terá (mesmo) de pagar

Apesar de em 2007 ter sido estabelecido que os testes para a realização de contraprova da taxa de álcool têm de ser pagos, até agora tal raramente tem sido aplicado. Agora, a GNR impôs que sempre que for pedida uma contraprova, os militares têm de enviar para a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) uma fatura com o montante que deve ser imputado ao condutor.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
27/01/2014 08:27 ‧ 27/01/2014 por Notícias Ao Minuto

País

GNR

Agora, a contraprova do teste de álcool vai ser sempre faturada, apesar de a lei não ser nova.

Os automobilistas deveriam ser informados que teriam de pagar se quisessem efetuar uma contraprova do teste de álcool, mas muitos militares até desconheciam a norma, segundo o jornal i.

Para estabelecer a regra, o comando-geral da GNR enviou para todos os comandos territoriais uma comunicação interna em que se esclarece a situação: “Deve ser enviada à ASNR a relação das despesas, que por sua vez irá analisar o processo e irá informar o condutor dos custos/despesas a pagar”.

O exame de ar expirado para contraprova da taxa de álcool custa 7,14 euros. Caso haja transporte para o hospital, que deve ser feito num carro-patrulha, para fazer exames ao sangue e se a unidade de saúde ficar a menos de 10 quilómetros do local de fiscalização o condutor devera pagar uma taxa de 25 euros. Em distâncias superiores, é são cobrados 0,71 cêntimos por quilómetro.

A cobrança é feita posteriormente. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas