O projeto do regulamento municipal do programa "Apoio ao Idoso" de Figueira de Castelo Rodrigo foi hoje publicado em Diário da República (DR) e será submetido a inquérito público durante o período de 30 dias.
O programa destina-se a apoiar, "através de pequenas reparações domésticas a executar no seu domicílio, os cidadãos recenseados no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, que se encontrem em situação de fragilidade económica ou social" por terem 65 anos ou mais, deficiência devidamente comprovada e doença prolongada, lê-se no documento.
As reparações estão relacionadas com eletricidade (substituição de lâmpadas, interruptores, casquilhos, etc.), canalização (substituição ou reparação de torneiras, autoclismos, canos e afins, entre outros), serralharia (substituição de fechaduras e colocação de vidros, entre outros serviços) e intervenções diversas de pequena natureza, como a reparação de persianas e a fixação de objetos às paredes e aos tetos das habitações.
Os serviços serão solicitados pelos munícipes através de uma linha SOS de atendimento, a criar pela autarquia, que estará disponível 24 horas por dia, segundo a proposta de regulamento hoje publicada em DR.
O documento também estabelece que o projeto funcionará com um trabalhador que terá à sua disposição um veículo identificado com a denominação do programa e o número da linha telefónica, ferramentas e utensílios necessários à realização das tarefas e um telemóvel para uso exclusivo ao abrigo das funções inerentes ao programa de apoio social.
O Município de Figueira de Castelo Rodrigo fará a gestão e a coordenação do programa, através do Serviço de Ação Social, Psicologia e Saúde.
Com a aprovação do regulamento, que está em fase de consulta pública, a autarquia pretende estabelecer as normas gerais de funcionamento do programa "Apoio ao Idoso", bem como as condições de acesso ao mesmo, de forma a otimizar os recursos a disponibilizar" e a permitir o acesso a "um número significativo de requerentes".
Segundo a publicação, a proposta está patente na Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, presidida por Paulo Langrouva (PS), para que os interessados possam fazer, por escrito, "as observações tidas por convenientes".