Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Surto em lar de Alter do Chão com 70 infetados com Covid-19

Um surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Alter do Chão, no distrito de Portalegre, já infetou, pelo menos, 70 utentes e funcionários, anunciou hoje a mesa administrativa.

Surto em lar de Alter do Chão com 70 infetados com Covid-19
Notícias ao Minuto

11:37 - 11/01/21 por Lusa

País Covid-19

Em declarações à agência Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alter do Chão (SCMAC), Vasco da Cruz, explicou que, atualmente, estão infetados no Lar Nossa Senhora da Assunção 49 utentes e 21 colaboradores.

"Inicialmente estavam infetados 22 funcionários, mas já recuperou um desde o início do surto", explicou.

"Tínhamos tido o resultado positivo de uma trabalhadora, o que despoletou a realização de testes rápidos e em que encontrámos quatro utentes e mais duas trabalhadoras infetados. Depois, numa questão de dois dias, começou tudo a ter sintomas, ou seja, a primeira testagem deu imensos falsos negativos ", acrescentou.

O provedor da instituição revelou ainda que a "maioria" dos utentes "apresenta sintomas, mas com um quadro clínico estável".

O Lar Nossa Senhora da Assunção da SCMAC conta com um universo de 50 utentes e cerca de 35 colaboradores.

Num comunicado publicado na página da SCMAC na rede social Facebook, é explicado que a instituição enfrenta uma situação de "escassez" de recursos humanos, estando a recorrer às brigadas de intervenção rápida da Segurança Social.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.926.570 mortos resultantes de mais de 89 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Em Portugal, morreram 7.803 pessoas dos 483.689 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Leia Também: Surto em lar de Torres Vedras com 89 infetados. Registada primeira morte

Recomendados para si

;
Campo obrigatório