Apesar de ter sido legitimamente eleito nas autárquicas do passado mês de Setembro para presidir à junta de freguesia de Vila Chã do Marão, no concelho de Amarante, o independente Fernando Gonçalves ainda não conseguiu ocupar por um dia que fosse o gabinete, conta hoje o jornal Público.
Fernando Gonçalves revela ao jornal que o seu antecessor, o também independente Rui Coelho, que por decisão do Tribunal Constitucional não pode apresentar-se como candidato, “se recusa a devolver as chaves” da junta, onde aliás “é visto frequentemente”.
Face a este, e outros, ‘entraves’ protagonizados por Rui Coelho, Fernando Gonçalves vê-se obrigado a ouvir os conterrâneos na sala de atendimento da junta.
Mas além das chaves do gabinete, o atual presidente da junta de Vila Chã do Marão denuncia outras dificuldades com que se tem confrontado, nomeadamente ofensas à sua integridade pessoal, pelo que decidiu avançar com uma exposição ao Ministério Público, assegurando, ainda assim, que não irá renunciar ao cargo para o qual foi eleito a 29 de setembro de 2013.
O jornal Público contactou vários populares que confirmam a versão do atual presidente de junta: “[Rui Coelho age] como se ainda fosse o presidente e diz que quem manda é ele”.
Em reação a esta denúncia, o ex-presidente da junta Rui Coelho nega ter em seu poder as chaves das instalações da junta, admitindo porém que se desloca ao local “frequentemente”.