Para assinalar o 10.º aniversário do Facebook, que se comemorou a 4 de fevereiro, a equipa de Mark Zuckerberg presentou os utilizadores com imagens e momentos dos últimos anos naquela rede social.
De facto, foram vários os que quiseram voltar atrás no momento através de um vídeo.
Com o mesmo registo, foi criado o ‘Aqui está o meu filme do Facebook’, que critica o que de pior aconteceu em Portugal durante aquele tempo.
Desde logo, começa por se referir que Portugal aderiu àquela rede social em 2008, altura em que se acentuou a crise a nível mundial.
De seguida, são retratadas “as primeiras angústias”, que se centraram na “troika em Portugal, cortes nas pensões e despedimentos de funcionários públicos”.
Também são abordados “os piores pesadelos” do país, tais como a “dívida do BPN, a utilização do fundo da Segurança Social para pagar dívida pública, os cortes salariais e os cortes na educação”.
As “parcerias público-privadas” e os “despedimento de professores” foram as coisas que nos roubaram, lê-se nas imagens.
No final do filme, aparecem fotografias que retratam outros momentos que parecem ser considerados pelos autores como menos positivos na vida política e económica nacional.
O vídeo em causa, que foi publicado no YouTube ontem e já teve mais de 60 mil visualizações, termina com o botão do like cair devido à “troika e companhia”.