Chuva e vento forte regressam já amanhã

A agitação marítima, o vento e a chuva forte diminuíram de intensidade hoje de manhã, mas prevê-se um novo agravamento do estado do tempo a partir das 00:00 de terça-feira, disse à Lusa a meteorologista Paula Leitão.

Notícia

©

Lusa
10/02/2014 09:20 ‧ 10/02/2014 por Lusa

País

Meteorologia

"Tal como previsto, a situação melhorou gradualmente durante a madrugada e já temos boas abertas em todo o território, embora com aguaceiros, que vão ser localmente fortes e de granizo durante a manhã. A precipitação vai diminuir de frequência e o vento vai soprar mais fraco do quadrante de noroeste em todo o território do continente", disse agência à Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfrea (IPMA).

De acordo com Paula Leitão, hoje o vento ainda vai soprar forte nas terras altas, mas com rajadas da ordem dos 70 a 80 quilómetros/hora com tendência a diminuir ao longo do dia.

Quanto à agitação marítima, prevêem-se ainda ondas com cerca de 6 metros, que vão diminuir gradualmente para 3,5 e 4,5 metros de altura na costa ocidental e na costa sul para dois metros.

Apesar do desagravamento do estado do tempo, prevê-se a partir das 00:00 de terça-feira chuva e vento forte a norte do sistema Montejunto-Estrela, no litoral e nas terras altas.

"Prevemos mais precipitação intensa e vento forte a partir das 00:00. Ainda vão ser colocados avisos ao longo do dia por causa da situação que deverá ocorrer durante o dia de terça-feira", declarou o meteorolista.

No que diz respeito à agitação marítima, na terça-feira, o IPMA não prevê agravamento, devendo ser emitido um aviso amarelo com ondas de 4 a 5 metros.

"Vamos ter uma semana chuvosa, de Inverno. Vamos continuar com céu muito nublado e períodos de chuva, mas o dia mais gravoso será terça-feira", concluiu.

Quase todo o país está hoje e terça-feira sob aviso laranja e amarelo devido à previsão de agitação marítima, com ondas até 7 metros, vento e chuva forte, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 08:00 e as 21:00 de hoje, com ondas de 5 a 7 metros, diminuindo depois gradualmente a altura. Estes distritos vão passar a aviso amarelo entre as 21:00 e as 23:59 de terça-feira, o segundo menos grave de uma escala de quatro. Também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco estão hoje sob aviso amarelo devido à queda de neve acima dos 600 metros, que avi estar em vigor vigor até às 18:00 de hoje.

A Madeira vai estar também sob aviso laranja até às 12:00 de hoje, passando depois a amarelo por causa da agitação marítima, estando previstas ondas de noroeste, com 5 a 6 metros, passando a vagas de noroeste, com 4 a 5 metros.

O aviso laranja significa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo implica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas