A presidente da Assembleia da República propôs mecenato (patrocínio de atividades culturais) para suportar os custos do 40.º aniversário do 25 de Abril.
Segundo o Público, a proposta “ambiciosa” de Assunção Esteves tem uma justificação: ornamentar chaimites com cravos criados por Joana Vasconcelos.
O possível recurso a este patrocínio foi confirmado ao jornal por fonte do gabinete de Assunção Esteves, mas, para já, decisão nenhuma foi tomada. Contudo, antes das chaimites com cravos, a presidente terá questionado a hipótese de Joana Vasconcelos fazer uma cobertura para a fachada do edifício da Assembleia da República, tendo sido os elevados custos associados a fazerem com que a ideia ‘caísse por terra’.
As propostas de Assunção Esteves criaram mal-estar nas bancadas que rejeitam o recurso a empresas para financiar comemorações estatais. Além disso, continua o Público, os grupos parlamentares questionam se a escolha de Joana Vasconcelos não irá causar desconforto entre os outros artistas portugueses.