Armanda Valinha, da Comissão de Utentes da Estrada de Pataias/Alcobaça, lamentou hoje o "estado de degradação" a que chegou a estrada que liga a freguesia de Pataias a Alcobaça, depois de "exatamente vinte anos a levar remendos sem ser alcatroada na íntegra".
A degradação do pavimento e das bermas onde as raízes das árvores provocam irregularidades na via foi hoje verificada pelos ocupantes de "mais de meia centena de viaturas" que, segundo a comissão, percorreram os cerca de 13 quilómetros em marcha lenta.
O buzinão culminou com a concertação dos populares em frente à Câmara de Alcobaça (sede do concelho a que pertence a freguesia de Pataias), onde os manifestantes pretendiam entregar ao presidente do município, Paulo Inácio, "uma carta reivindicando a requalificação urgente da via usada por milhares de pessoas diariamente", afirmou Armanda Valinha.
Por se encontrar ausente da cidade, Paulo Inácio já solicitou aos representantes da comissão a marcação de uma reunião para discutir uma solução para a via.
Segundo Armanda Valinha, a câmara já propôs que esta seja classificada como Estrada Nacional", uma vez que liga o concelho de Alcobaça aos da Nazaré, Marinha Grande e Porto de Mós.
Durante a concentração em frente à câmara a comissão aproveitou para "pedir a todas as forças com assento na assembleia municipal para fazerem pressão para que a estrada seja beneficiada", já que, sublinhou a representante, "é a via de acesso a uma zona industrial [no Casal da Areia] e pode contribuir para uma maior procura das praias de Pataias, a que hoje as pessoas não vão por não terem bons acessos".
A comissão aguarda agora a reunião com o presidente da câmara para fazer de viva foz as exigências expressas hoje em 'buzinadelas'.