José Sócrates está em ‘pé de guerra’ com o jornal Correio da Manhã. O ex-primeiro-ministro exige àquele diário indemnizações no valor de 500 mil euros em dois processos que deram entrada nos tribunais em 2012 e 2013.
Na base de um dos processos está a publicação de notícias relacionadas com o cargo que Sócrates assumiu na farmacêutica suíça Octapharma. ‘Suiços dão tacho de luxo a Sócrates’ ou ‘Sócrates justifica luxos com empréstimo’ são alguns dos títulos das notícias que indignaram o atual comentador da RTP. “As afirmações são falsas e altamente injuriosas”, disse o antigo governante.
O outro processo, no qual Sócrates também exige uma indemnização de 250 mil euros por difamação, prende-se com a sua polémica licenciatura na Universidade Independente e com as escutas de conversas telefónicas entre o, na altura primeiro-ministro, e Armando Vara (processo Face Oculta). Assuntos que levaram à publicação de 41 notícias pelo Correio da Manhã.
De acordo com o semanário Sol, além destes dois processos existem ainda outros quatro também contra o Correio da Manhã, que têm chegado aos tribunais desde 2010.