Há dois concelhos em Portugal em risco extremo de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado esta sexta-feira, que dá conta de 1.751 novos casos confirmados e três mortos.
Marvão é o concelho do país onde, atualmente, a situação é mais grave, com 1.770 casos de infeção por 100 mil habitantes, segue-se Pampilhosa da Serra com 1.612 casos. Na semana passada, recorde-se, só havia um concelho nesta situação.
O risco extremo de infeção verifica-se quando um concelho tem uma incidência cumulativa a 14 dias acima dos 960 casos de infeção por 100 mil habitantes.
Por outro lado, há quase duas dezenas de concelhos que registam uma incidência de zero casos, de acordo com o mesmo relatório, praticamente o mesmo valor de há uma semana.
Qual é o estado do seu concelho? Aceda aqui ao boletim divulgado esta sexta-feira e consulte os dados relativos à incidência no seu município.
Na nota explicativa dos dados por concelhos é referido que a incidência cumulativa "corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada".
Portugal está na zona vermelha da 'bússola'
Portugal está na zona vermelha da 'bússola' © DGS
Os dados da DGS atualizados esta sexta-feira mostram ainda que Portugal está na zona vermelha da matriz de risco, com o Rt nacional e no continente em 1,15. Já a incidência nacional é agora de 134,2 casos e no continente é de 133,3 casos. Os dois indicadores subiram face à atualização anterior.
Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, três mortes e 1.751 novos casos de Covid-19, de acordo com o mais recente relatório epidemiológico, divulgado esta sexta-feira pela DGS. No total, desde o início da pandemia, o país já somou 18.234 óbitos e 1.104.189 casos de infeção.
Leia Também: AO MINUTO: "Vou onde me chamarem"; Vacina comestível testada por cá