Enfermeiros podem vir a passar exames e receitas

O Ministério da Saúde que estudar a possibilidade de atribuir mais responsabilidade aos enfermeiros, autorizando-os a passar exames e renovar receitas, avança o Diário de Notícias. No entanto, a temática está longe de um consenso.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
30/03/2014 08:12 ‧ 30/03/2014 por Notícias Ao Minuto

País

Saúde

Os enfermeiros estão agora a concentrar as atenções do Ministério da Saúde, que pretende ver alargadas as suas competências, nomeadamente no que toca à prescrição de exames e à renovação de receitas de medicamentos, noticia o Diário de Notícias.

A temática, assim como a atribuição de mais responsabilidade nas áreas da saúde materna e da obstétrica, dividem as opiniões entre médicos e enfermeiros.

Fernando Leal da Costa, secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, afirmou, à mesma publicação, que não se trata de uma substituição de médicos por enfermeiros ou vice-versa mas “vale a pena ponderar [atribuir aos enfermeiros] o que se prende com determinados meios complementares de diagnóstico e renovação de receituário”.

O bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Germano Couto, acrescenta que “em Portugal, os enfermeiros podem fazer muito mais mas estão castrados pelo poder político”.

No entanto, José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos, lembra que “até para renovar uma receita tem de se avaliar o doente”, acrescentando que “faltam muitos enfermeiros no SNS para desempenhar as suas funções e não outras”.

“Se houver falha, o enfermeiro responsabiliza-se?”, pergunta o bastonário.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas