Miguel Macedo diz que não se podia prever tornado

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, disse, este sábado, numa visita ao Algarve, que a situação de ontem foi “inopinada”, defendendo o sistema de alerta da Protecção Civil.

Notícia

© LUSA

Elsa Pereira
17/11/2012 12:50 ‧ 17/11/2012 por Elsa Pereira

País

Intempérie

“Houve uma resposta pronta por parte da Protecção Civil e dos serviços sociais”, comentou o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, ao princípio da tarde de hoje.

O responsável do Executivo encontra-se no Barlavento Algarvio a propósito dos incidentes de ontem que devastaram aquela região do País, para “tomar conhecimento dos estragos que foram significativos” e para se inteirar da situação.

“Há que reagir com rapidez a habitual”, frisou Miguel Macedo, tomando como exemplo a acção de combate aos incêndios que teve lugar no Algarve o Verão passado.

Questionado sobre o facto de vários fóruns de meteorologia terem previsto a possibilidade de ocorrência de um tornado e de a Protecção Civil não ter lançado esse alerta, o ministro respondeu: “Eu próprio recebi alertas da possibilidade de mau tempo, mas não daquela ocorrência inopinada”.

O ministro reforçou ainda ter recebido “o alerta para o mau tempo com os adequados sinais”, garantindo, porém, que “não era previsível aquela situação”.

“Garanto que a Protecção Civil não trabalha em exclusivo para o ministro”, sublinhou Miguel Macedo, excluindo a hipótese de alguma negligência relativamente a acções preventivas para o que veio a suceder. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas