Telefonemas que dão prémios na TV sob investigação

As chamadas de valor acrescentado, utilizadas nos programas de televisão dos canais generalistas para darem prémios, estão sob investigação da Entidade Reguladora para Comunicação Social (ERC) depois de terem sido registadas duas queixas, indica o Diário de Notícias.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
12/05/2014 09:22 ‧ 12/05/2014 por Notícias Ao Minuto

País

ERC

As chamadas de valor acrescentado (números que começam por 760) existem em programas de televisão de todos os canais generalistas, mas o que o telespectador pode não saber é que nem todos estes concursos dão prémios e que alguns dos prémios não são em dinheiro, de acordo com o Diário de Notícias.

Segundo a mesma publicação, os regulamentos preveem programas sem vencedor e a legislação não permite que os prémios sejam em dinheiro, este é pago em cartão de crédito mas também há quem pague em ouro, viagens e carros. Apenas a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem autorização para dar dinheiro.

“A Entidade Reguladora para Comunicação Social (ERC) informa que recebeu duas queixas relativamente a este tema, encontrando-se os processos em fase de instrução”, disse Joana Pizarro, chefe de gabinete do Conselho Regulador.

Estes números começados por 760, utilizados para este tipo de concursos, são serviços de tarifa majorada, ou seja, têm um custo de 0,60 cêntimos mais IVA seja qual for a sua duração. E quantas mais chamadas forem feitas mais hipóteses há de ganhar.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas