Inglês pode ser substituído por Religião no primeiro ciclo

Um despacho publicado em agosto do ano passado possibilita que as escolas optem por integrar Educação Moral e Religiosa nas Atividades de Enriquecimento Curricular do primeiro ciclo. Isto não estaria a dar azo a tantas críticas se não ‘roubasse’ espaço a disciplinas como Inglês, Desporto ou Música, escreve hoje o Diário de Notícias.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
25/05/2014 12:04 ‧ 25/05/2014 por Notícias Ao Minuto

País

Disciplina

A Educação Moral e Religiosa (EMR) poderá substituir disciplinas como Inglês, Música ou Desporto. Isto porque, explica o Diário de Notícias, um despacho do Ministério da Educação prevê que EMR passe a integrar o horário das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) – que complementam e prolongam o horário dos alunos do primeiro ciclo até às 17h30.

Ouvida pelo Diário de Notícias, a ex-ministra da Educação, Maria de Lourdes Rodrigues considera que “o despacho permite que as escolas, no quadro da sua autonomia, possam trocar a oferta de ensino de inglês pela oferta de religião e moral”.

Na opinião da antiga governante “os professores de Religião e Moral têm muitas vezes horários incompletos e as escolas tendem a inventar serviço letivo para lhes oferecer”.

Para Mário Nogueira, presidente da Fenprof, “em termos práticos, o Ministério da Educação está a tirar uma hora às AEC e lava as mãos, atribuindo a responsabilidade à autonomia das escolas”.

“A inclusão [de EMR] nas AEC é errada. E para nós é fundamental que nenhuma criança possa ser obrigada de alguma forma a ser inscrita em EMR”, disse ao Diário de Notícias João Dias da Silva, da FNE.

Por seu lado, o Ministério da Educação, contactado pelo jornal, explicou que “a disciplina de Educação Moral e Religiosa pode ser oferecida no mesmo horário das AEC, não sendo no entanto integrante destas. Os pais podem perfeitamente optar pela frequência das AEC sem optarem pela frequência de EMR”.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas