Em 2013, a GNR contratou, por ajuste direto, uma empresa para fazer a limpeza das cavalariças da USHE, em janeiro e fevereiro, por 86.095,58 euros, tendo, para os restantes meses do ano, realizado um concurso público, no valor de 398.762,06 euros, adianta o documento, o que totaliza 484.857,64 euros.
Segundo o relatório, cerca de 60 por cento do efetivo de cavalos (483) está colocado na USHE, instalada na Ajuda, em Lisboa, estando os restantes distribuídos pelos comandos territoriais de Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Faro.
A USHE da GNR é uma unidade de representação, responsável pela proteção e segurança das instalações dos órgãos de soberania, nomeadamente os Palácios de Belém, de São Bento e das Necessidades, em Lisboa, de outras entidades que lhe sejam confiadas, e pela prestação de Honras de Estado. Integram, ainda, a USHE, a Charanga a Cavalo e a Banda da Guarda.
O documento diz também que a GNR gastou 34.095,49 euros para as limpezas das cavalariças do Comando Territorial do Porto, entre abril e dezembro de 2013, tendo aberto um concurso público para o efeito.
O relatório de atividades da Guarda Nacional República indica ainda que a corporação despendeu 137.907,60 euros em condecorações, no ano passado.