Comemorações oficiais arrancam amanhã na Guarda
As comemorações do 10 de Junho, que este ano decorrem na Guarda, voltam a prolongar-se por dois dias, com as tradicionais cerimónia militar e sessão solene, além de um almoço e uma prova desportiva.
© DR
País 10 Junho
De acordo com o programa das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a primeira iniciativa terá lugar logo na segunda-feira, pelas 10:00, com a cerimónia do içar da bandeira na Praça Luís de Camões.
Durante a manhã, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, participará ainda numa homenagem aos combatentes da Grande Guerra, no jardim José de Lemos, e na sessão solene de boas vindas da câmara municipal da Guarda.
Ao almoço, o chefe de Estado irá reunir-se com personalidades que ao longo do último ano se destacaram em Portugal e no estrangeiro no âmbito das suas atividades profissionais.
Depois de almoço, Cavaco Silva irá inaugurar uma exposição de arte moderna e contemporânea da "Coleção António Piné", no Museu da Guarda, visitando de seguida a COFICAB - Companhia de Fios e Cabos, no Vale de Estela.
Ao final da tarde, o chefe de Estado dará a partida para uma prova desportiva, na rotunda dos 5 F, ainda antes da tradicional sessão de cumprimentos do corpo diplomático acreditado em Portugal.
O primeiro dia das comemorações termina com um jantar oferecido pelo Presidente da República por ocasião das comemorações do Dia de Portugal.
Já no dia 10, o programa inicia-se com a cerimónia militar comemorativa do Dia de Portugal, no parque urbano do Rio Diz, seguindo depois com a sessão solene, no Teatro Municipal da Guarda, onde o Presidente da República fará uma intervenção.
Na sessão solene, Cavaco Silva irá ainda condecorar perto de 40 personalidades. Este ano, entre os agraciados estão o economista António Borges, a título póstumo, o socialista António Vitorino, e o presidente do Banco Lloyds, António Horta Osório, e o ensaísta Eduardo Lourenço.
As comemorações serão encerradas com um almoço oferecido pelo presidente da câmara da Guarda.
Segundo fonte de Belém, tal como em anos anteriores, os encargos com as comemorações são distribuídos entre a Presidência da República, a câmara municipal da cidade onde se realizam os eventos, o Estado-Maior das Forças Armadas e o protocolo de Estado, entre outras entidades.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com