França, Luxemburgo, Alemanha, Suíça, Reino Unido e Espanha detinham 98% das pessoas que nasceram em Portugal mas que agora residem noutro país da União Europeia (UE). Esta é uma das conclusões do estudo do Observatório da Emigração após análise dos Censos 2011.
De acordo com o jornal Público, em 2011, 960.551 nascidos em Portugal já não residiam por cá e encontravam-se espalhados pelos países europeus, contudo, este número pode ser ainda mais elevado tendo em conta que alguns países, como a Bélgica , Islândia, Noruega e Liechtenstein, não disponibilizaram os dados.
Além disso, continua a publicação, neste quase um milhão não contam os portugueses residentes na Bulgária e Lituânia, uma vez que ainda não faziam parte da União Europeia à data dos Censos.
Contudo, dos velhos destinos, a França é o país onde mais portugueses habitam, 617 mil, seguida do Luxemburgo, com 61 mil, Alemanha, 75 mil. No que toca aos novos destinos, a Suíça assume-se como a principal, com 169 mil portugueses, depois a Espanha com 99 mil e o Reino Unido, com 92 mil.