Dez portugueses entre os novos jihadistas internacionais

Desde que o conflito na Síria começou, foram já dez os portugueses que decidiram fazer parte dos jihadistas. Segundo o Diário de Notícias (DN), nos últimos três anos foram 12.000 os ocidentais que se alistaram nestes grupos terroristas, muitos criados por membros da Al-Qaeda.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
31/08/2014 08:04 ‧ 31/08/2014 por Notícias Ao Minuto

País

Síria

Existem dez portugueses entre os 12.000 estrangeiros que se alistaram por grupos jihadistas nos últimos três anos.

Segundo o Diário de Notícias (DN), o número de ocidentais a juntarem-se a estes grupos terroristas aumentou desde o início do conflito na Síria e a grande maioria vem dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e até mesmo Rússia. Ao todo, são 12.000 mil cidadãos de 81 países.

No que diz respeito aos portugueses, continua a publicação, os que se juntaram aos jihadistas nasceram em Portugal mas a conversão ao islão e a radicalização aconteceu noutro país.

Ao jornal, o presidente do conselho consultivo do OSCOT, Manuel Anes, explicou que Portugal não deve temer o regresso destes cidadãos, até porque “o nosso país não discrimina”.

Ontem, o Expresso deu a conhecer o caso de Ângela. Uma jovem de 19 anos e filha de pais alentejanos que fugiu para a Síria para casar com um português agora jihadista.

Os jihadistas internacionais são, normalmente, jovens, mais concretamente adolescente, e vêm de países de maioria não muçulmana.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas