"Há 11 anos consecutivos" que César é "despedido e contratado"

César Paulo, professor, descreve a situação dos docentes contratados ao Diário de Notícias como algo de ?caricato?, com professores todos os anos a serem despedidos a 31 de agosto, para serem contratados novamente poucos dias depois, como é o seu caso. Há 11 anos.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
02/09/2014 12:35 ‧ 02/09/2014 por Notícias Ao Minuto

País

Educação

Em entrevista ao Diário de Notícias, César Israel Paulo, professor e presidente da Associação Nacional dos Professores Contratados, critica o que diz ser uma “atitude de pura incompetência e de falta de respeito que este Governo tem pelos professores”.

Numa altura em que o ano letivo já começou oficialmente, milhares de professores veem-se novamente no desemprego, uma situação que César descreve como “caricata” já que, “daqui a uma ou duas semanas a maioria destes professores vão ser novamente contratados” por mais um ano. Nalguns casos, tal acontecerá para serem novamente despedidos. E, em jeito de espiral, talvez para serem novamente contratados… daqui a um ano.

No seu caso, conta, “sou despedido a 31 de agosto e novamente contratado a 1 de setembro há 11 anos consecutivos”, explicando, que tal se verifica porque o ministério do seu grupo de recrutamento – artes visuais – “não abriu sequer uma vaga”.

No entanto, acrescenta, uma situação assim não poderia acontecer no privado, onde ao fim de quatro anos o Estado obriga à vinculação. Mas, “de má-fé, [o Estado] nunca o fez para o sistema público que tutela”.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas