“Está assegurado, a partir de hoje, o acesso pleno a todas as funcionalidades da plataforma Citius que suporta a atividade dos tribunais e das novas comarcas”. Foi com esta frase que o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ), através de um comunicado, anunciou que o Citius tinha voltado a funcionar.
E para que não restassem dúvidas, a própria ministra da Justiça refutar hoje em declarações ao jornal i todas as queixas anteriormente apresentadas quanto ao funcionamento do site.
Paula Teixeira da Cruz garante que “esta questão informática, ao contrário do que alguns tentaram crer, não instalou o caos nos tribunais, o que é facilmente visível pelas sentenças e julgamentos que têm ocorrido, tendo sempre estado e continuado a estar salvaguardados os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos”.
A ministra, que já tinha dito anteriormente que “numa reforma desta magnitude podiam ocorrer problemas”, assegura ainda ao jornal i que vai continuar a “trabalhar para resolver todas as dificuldades encontradas”.