Um padeiro da Rechousa, em Vila Nova de Gaia, foi levado a tribunal pelo patrão após este o ter acusado de roubar trocos da caixa registadora da padaria. Segundo o Jornal de Notícias (JN), em causa estavam 70 cêntimos.
De acordo com a mesma publicação, o homem, de 54 anos, foi ilibado da acusação do crime de burla simples pelo Tribunal de Relação do Porto e do pagamento de uma multa de 340 euros, uma vez que não ficou provado que tinha tirado as moedas da caixa.
O patrão desconfiava do seu funcionário e decidiu montar um esquema para provar que era ele o autor dos pequenos roubos. Marcou com tinta azul as moedas que metia na caixa para verificar se o padeiro usava essas mesmas moedas para pagar o café que bebia no estabelecimento ao lado da padaria e que pertence ao seu cunhado.
Em tribunal os depoimentos não bateram certo pois o patrão dizia ter marcado as moedas com tinta azul, enquanto o cunhado afirmava que as marcas eram verdes.
O tribunal acabou por decidir a favor do padeiro, que continuou a ter acesso à chave da padaria mesmo durante todo o processo e julgamento.
Segundo o jornal, as moedas em causa nunca foram apresentadas como prova.