Portugal tem "demasiados licenciados", diz Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, considera que há “demasiados licenciados” em Portugal e Espanha e que este é um caminho errado a seguir em países com níveis altos de desemprego jovem, conta o Diário Económico, citando um discurso que foi notícia na Bloomberg.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
04/11/2014 13:03 ‧ 04/11/2014 por Notícias Ao Minuto

País

Chanceler

Angela Merkel tem mais conselhos para Portugal e Espanha, nomeadamente no que há formação profissional e educação diz respeito. Num discurso numa associação de empregadores em Berlim, de que o Diário Económico dá conta, a chanceler germânica sugere que os países ibéricos “têm demasiados licenciados".

Merkel defendeu o sistema de formação profissional alemão como exemplo a ser seguido e, mais uma vez, a ‘lição’ que chega do Norte da Europa aponta para países do Sul.

No seu discurso, que é notícia na agência Bloomberg, a governante alemã disse ainda acreditar que a forma de reduzir as altas taxas de desemprego jovem não passa por centrar o foco nos estudos universitários mas sim numa aposta no modelo germânico da formação profissional.

As críticas de Merkel chegam inclusive à OCDE, com a chanceler a considerar um “absurdo” a avaliação de países em função dos níveis de licenciados, quando há níveis de desemprego jovem elevados nesses mesmo países.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas