Indemnização menor porque aos 50 sexo não importa é notícia lá fora

A história da mulher que viu o Supremo Tribunal Administrativo reduzir-lhe a indemnização a pagar pela Maternidade Alfredo da Costa depois de ter ficado incapacitada de manter relações quando tinha 50 anos, chegou agora às páginas do The New York Times.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
05/11/2014 12:37 ‧ 05/11/2014 por Notícias ao Minuto

País

Estados Unidos

O Supremo Tribunal Administrativo decidiu reduzir a indemnização que a Maternidade Alfredo da Costa tem a pagar a uma mulher que, quando tinha 50 anos, ficou incontinente e incapacitada de manter relações sexuais após uma intervenção cirúrgica.

A decisão, que surge 19 anos depois do incidente, tem por base o argumento de que naquela idade o sexo já não tem muita importância.

Os ecos desta decisão judicial chegaram além-fronteiras, nomeadamente às páginas do The New York Times que faz agora notícia do caso.

O jornal norte-americano conversou com a vice-presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, Rosa Monteiro, que descreveu a decisão do tribunal como uma “negação ao mais básico direito das mulheres”, algo que deveria ser “protegido” por aquela instituição.

Segundo a mesma publicação, o advogado da vítima garantiu que a cliente vai apresentar uma nova ação judicial contra o Estado Português, tendo decidido ainda recorrer da decisão para o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

Leia aqui o artigo.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas